Aprenda a lucrar em qualquer cenário com o Relógio de Investimento do Merril Lynch

  


Um dos modelos mentais mais valiosos que podemos usar em nosso processo de balanceamento de carteira e alocação de investimento é o Relógio de Investimento de Merill Lynch (investment clock, no original).

 

É uma estrutura simples, mas útil, para entender os vários estágios de um ciclo de negócios e quais classes de ativos têm melhor desempenho em cada estágio. Uma estrutura semelhante é usada na Bridgewater Associates, de Ray Dalio, um dos fundos de hedge mais bem-sucedidos de todos os tempos.

 

Vamos detalhar o Relógio de Investimento e aplicá-lo ao mercado atual para ver quais ativos provavelmente terão o melhor desempenho daqui para frente.

 

 

As Fases Do Relógio De Investimento Explicadas

O Relógio do Investimento divide o ciclo de negócios em quatro fases. Cada fase é composta pela direção do crescimento e da inflação em relação às suas tendências. Você pode ver essas quatro fases no gráfico abaixo via Merrill Lynch.

 


 


 


1) A Fase De Reflação

O crescimento é lento e a inflação é baixa. Esta fase ocorre durante o coração de um mercado em baixa. A economia é atormentada pelo excesso de capacidade e pela queda da demanda. Isso mantém os preços das commodities baixos e puxa a inflação para baixo. A curva de rendimentos se inclina à medida que o banco central reduz as taxas de curto prazo na tentativa de estimular o crescimento e a inflação. Os títulos são a melhor classe de ativos nesta fase.

 

2) A Fase De Recuperação

A flexibilização do banco central entra em vigor e começa a impulsionar o crescimento para acima da taxa de tendência. Embora o crescimento acelere, a inflação permanece baixa porque ainda há excesso de capacidade. O crescimento crescente e a inflação baixa são a fase de cachinhos dourados de cada ciclo. As ações são a melhor classe de ativos nesta fase.

 

3) A Fase De Superaquecimento

O crescimento da produtividade desacelera e a lacuna do PIB se fecha, fazendo com que a economia esbarre nas restrições de oferta. Isso faz com que a inflação suba. O aumento da inflação estimula o banco central a aumentar as taxas. Como resultado, a curva de rendimento começa a achatar. Com alto crescimento e alta inflação, as ações ainda têm desempenho, mas não tão bem quanto na fase 2. A volatilidade retorna à medida que os rendimentos dos títulos aumentam e as ações competem com rendimentos mais altos para os fluxos de capital. Nesta fase, as commodities são a melhor classe de ativos.

 

4) A Fase De Estagflação

O crescimento do PIB abranda, mas a inflação continua elevada (nota lateral: a maioria dos mercados em baixa é precedida por um aumento de mais de 100% no preço do petróleo, o que eleva a inflação e faz com que os bancos centrais se apertem). A produtividade cai e uma espiral salário-preço se desenvolve à medida que as empresas aumentam os preços para proteger as margens de compressão. Isso continua até que haja um aumento acentuado no desemprego que quebra o ciclo. Os bancos centrais mantêm as taxas altas até que reinem na inflação. Isso faz com que a curva de rendimento se inverta. Durante esta fase, o dinheiro é o melhor ativo.

Quais classes de ativos superam o desempenho durante cada fase do relógio de investimento segundo o Merrill Lynch:

  • Ciclicidade: Quando o crescimento está se acelerando (Norte), as Ações e Commodities se saem bem. Setores cíclicos como Tecnologia ou Aço superam o desempenho. Quando o crescimento está desacelerando (Sul), os títulos, o caixa e os defensivos superam o desempenho.
  • Duração: Quando a inflação está caindo (Oeste), as taxas de desconto caem e os ativos financeiros se saem bem. Os investidores pagam por ações de crescimento de longa duração. Quando a inflação está subindo (Leste), ativos reais como Commodities e Cash se saem melhor. O poder de precificação é abundante e as ações de valor de curta duração superam o desempenho.
  • Sensíveis à taxa de juros: Bancos e ações discricionárias do consumidor são executoras sensíveis à taxa de juros do "ciclo inicial", se saindo melhor em Reflação e Recuperação quando os bancos centrais estão diminuindo e o crescimento está começando a se recuperar.
  • Asset Plays: Alguns setores estão ligados ao desempenho de um ativo subjacente. As ações de seguros e os bancos de investimento são frequentemente sensíveis ao preço de títulos ou ações, indo bem nas fases de Reflação ou Recuperação. As ações de mineração são sensíveis ao preço do metal, indo bem durante um superaquecimento.

 


 


A fase de superaquecimento é onde a lacuna do PIB se e a economia esbarra na capacidade, fazendo com que a inflação aumente.

O banco central aumenta as taxas de juros e a venda de títulos, fazendo com que a curva de rendimentos se achate (também aconteça). Com alto crescimento e alta inflação, as ações ainda têm desempenho, mas não tão bem quanto na fase 2. A volatilidade aumenta à medida que os títulos de maior rendimento competem com as ações por fluxos de capital.

O blogueiro Richard L. fez um backtest da estratégia  Investiment Clock com dados de 2002 à 2022, e obteve os resultados representados na imagem abaixo:




 

A alocação dos investimos ao decorrer do tempo no backtest foi da seguinte maneira:


 





Post a Comment