Se você ainda não investe , mas está estudando para descobrir qual classe de ativo (tipo de investimento), tem a melhor relação risco/retorno para seu perfil. Ou se você já é investidor e desconfia que seus investimentos não estejam performando adequadamente.
Certamente, para ambos os casos, conhecer como as diferentes classes de ativos se comportaram e performaram nos últimos 30 anos, pode revelar falhas e corrigir a rota de seus investimentos ou até mesmo te mostrar qual será o melhor tipo de investimento para seu perfil.
Sabemos que é difícil escolher o investimento de melhor desempenho ano após ano, apesar de que muitos investidores caem na tentação de escolher a melhor classe de ativos do ultimo ano com a esperança de que o desempenho se repita no ano seguinte. Entretanto, apostar no vencedor do último ano raramente é uma aposta acertada. A final de contas: "o desempenho passado não é garantia de resultados futuros".
No gráfico abaixo, veja que os ativos performaram melhor em um ano podem estar na parte inferior do próximo e vice-versa. Muito disso se deve ao conceito de reversão à média. Mas, a longo prazo, essas grandes oscilações se equilibram. O gráfico mostra os retornos anuais de oito classes de ativos em relação a uma carteira diversificada. A diversificação trabalha para suavizar essas grandes oscilações no curto prazo. Embora você nunca obtenha os maiores ganhos de qualquer ano, você evitará sempre as enormes perdas.
A tabela abaixo classifica os melhores para os piores retornos de investimento por classe de ativos nos últimos 15 anos.
- Emerging Markets 14,05%
- U.S. Large Caps (S&P500) 12,02%
- REITs 11,62%
- U.S. Small Caps (Russel 2000) 10,36%
- High Yeld Bonds 8,50%
- Internetional Stocks (Developed Markets) 7,19%
- High Grade Bonds 5,56%
Em conclusão, podemos afirmar que a classe de ativos que teve a melhor performance no período foram os Mercados Emergentes (segundo a classificação MSCI), com retorno médio de 14,05% a.a.
Postar um comentário