Supere o IBOV no longo prazo investindo de forma passiva e barata através desses dois ETFs brasileiros de Factor Investing


Este método lucrativo de investimentos baseados em fatores, é amplamente utilizado nos principais mercados mundiais e você certamente precisa conhecer. Enquanto nos Estados Unidos existem mais de 800 ETFs de "Smart Beta", a cultura de investimentos passivos em fatores no Brasil ainda está em seus estágios iniciais.

Felizmente, o Clube da Liberdade Financeira fez o trabalho duro para você, vasculhando a Bolsa Brasil Balcão - B³ em busca dos melhores ETFs passivos. Os ETFs de fatores, também conhecidos como ETFs de "Betas Inteligentes" ou "Academics Betas", são fundos abertos que seguem um índice criado com base científica.

Eles selecionam as melhores ações com base em critérios comprovados e testados no mundo acadêmico e real. Esses critérios geram carteiras de investimentos que superam a performance do mercado no longo prazo, sem depender da ação ativa de um gestor de investimentos. Como resultado, esses ETFs são de baixo custo e podem ser considerados como algoritmos programados para fazer os melhores e mais seguros investimentos de forma automática e com baixíssimo risco. 


Os ETFs negociados na bolsa brasileira que seguem a metodologia Factor Investing são:

Fator Momentum:

  • (BMMT11) B-INDEX MORNINGSTAR BRASIL MOMENTO FUNDO DE ÍNDICE

Fatores Small e Value

  • (SCVB11) INVESTO MARKETVECTOR BRAZIL SMALL CAP VALUE ETF

 

Sobre os ETF’s:

  • BMMT11

Segundo a gestora (Bradesco), o BMMT11, foi pioneiro no Brasil com estratégia fatorial. 

O fator Momento busca elencar empresas que apresentam métricas positivas e recentes de performance e lucratividade. Dessa forma, o fundo possui exposição às ações no mercado brasileiro mais bem ranqueadas, além de fornecer diversificação em diferentes empresas e setores da economia. 

O fundo busca replicar o índice Morningstar Brazil Target Momentum, já premiado e reconhecido internacionalmente de acordo com os critérios de avaliação Morningstar.

Caracteristicas

Data de inicio: 14 de Fevereiro de 2023

Índice de Referência (Benchmark): Morningstar Brazil Target Momentum

Taxa de Administração: 0,30% ao ano

Gestor: Bradesco Asset Management S.A. DTVM

Custodiante e Administrador: Banco Bradesco S.A.

Código de Negociação na B3: BMMT11

Código ISIN: BRBMMTCTF006

 

  • SCVB11 :

Segundo a gestora (Investo), o ETF SCVB11 é um fundo de índice listado na B3 que acompanha a performance das empresas brasileiras com baixa capitalização e valuation.  

O SCVB11 investe em 61 empresas brasileiras consideradas small-caps e com baixos múltiplos.  


 


 


Post a Comment